domingo, 10 de maio de 2009

Tica bodó

Cinema

A dica desse Domingão é um documentário chamado Palavra (En)Cantada.
O documentário de longa-metragem possui 86 minutos e foi dirigido por Helena Solberg vem recebendo ótimas críticas. O enredo que envolve música e literatura de ótima qualidade traz no elenco grandes nomes do cenário cultural nacional, tais como: Adriana Calcanhotto, Chico Buarque de Hollanda, Maria Bethânia, Arnaldo Antunes, Lenine, Black Alien, Antônio Cícero, Zélia Duncan, Ferréz, Jorge Mautner, Tom Zé, Luiz Tatit, B Negão.
Iniciando com a bela voz de Adriana Calcanhoto, o filme é carregado de curiosidades dos artistas, além de imagens inéditas como a encenação de Morte e Vida Severina, de João Cabral de Mello Neto, no Festival de Teatro Universitário de Nancy, na França, em 1966.
Resgata também um depoimento histórico de Caetano Veloso no Festival da Record, em 1967, logo após cantar Alegria, Alegria. Nele, Caetano fala de sua inspiração ao compor a música e ressalta a liberdade no uso da guitarra na música brasileira: “No Rio de Janeiro, disseram 'Caetano vai usar guitarra numa música, quando chegar na Bahia vai tomar uma surra de berimbau'. O que eles não sabiam é que os baianos estão além!”.
Palavra (En)cantada passeia pela música brasileira até os dias de hoje, costurando depoimentos de grandes nomes da nossa cultura, performances musicais e surpreendente pesquisa de imagens.
Infelizmente não passa nas nossas maravilhosas salas de cinema em Manaus, no entanto vale a pena procurar pela internet.

Trailer


(Chico Buarque é um dos participantes)

Veja mais no site oficial

Um comentário:

  1. Valeu pela dica², Mari!
    Pelo tom da postagem, o filme deve ser dos bons.

    =**

    ResponderExcluir