quarta-feira, 27 de maio de 2009

Cidades não, Livros!


Traindo o que aqui foi dito, eu - Mari Marques - não vou mais falar sobre o assunto Cidades. O acordo que fizemos foi que cada uma falaria do que gostasse. E pensando bem, eu gosto muito da minha cidade, mas o que eu gosto mesmo, é de outra coisa. Gostar é pouco, ser louca chega perto do que quero dizer. Vou falar de livros. Sim, assunto tão simples que ao mesmo tempo pode ser tão complicado. Mas quem não tem o seu preferido, eu tenho muitos...há também os que, como eu, são loooucos por livros.

Na verdade, eu classifico essa loucura em três tipos:

1. Os loucos por livros: esses são os que levam (muito) em consideração a fisionomia desse objeto. A capa, por exemplo, tem que impressionar e chega até ser motivo para se adquirir (ou não) um. A textura, a fonte, o tamanho do livro, a quantidade de páginas, tudo isso determina o louco pelo livro propriamente dito. Esses loucos amam ler, mas quando têm na mão livros que consideram "bonitos", sentem muito mais prazer na leitura.

2. Os loucos por leitura: Esses leem o que aparecer na frente. É outdoor, panfletos distribuídos na rua, classificados de jornal, bulas. O que vier vais ser consumido pelo louco-leitor. Livro, então, nem se fale. Pula a apresentação, dedicatória e lê num tapa. O louco-leitor quer mesmo é ler, seja em qualquer lugar, seja o que for.

3. Os loucos por literatura: Esses são os mais intelectuais. Clássicos ele leu na infância e hoje já até releu alguns. Tem admiração por algum autor em especial e defende as ideias dele com afinco. Para esses, quanto mais antiga for a edição, maior é a realizacão em ter o livro. Os loucos por literatura sempre tem frases ilustres na ponta da língua pra incrementar o papo.

Há aqueles que ainda estão perdidos no meio disso tudo e dizem que "não gostam de ler". Para esses, digo que eles devem procurar o assunto que mais gostam e ler sobre isso. Sim, existem livros pra você que só assiste TV e acha um tédio ter que ler um livro de 100 páginas. Quem procura, acha!
Ao ser perguntado sobre como se fazer para criar o hábito da leitura, Rubem Alves respondeu que hábito é o que produz ações automáticas. Escovar os dentes é um hábito, por exemplo. E concluiu: "O que há de se fazer é ensinar as crianças a amar os livros..."
Ainda sobre os loucos, não há o pior nem o melhor. O que importa é que a sua leitura - seja do que for - vá além da decodificação das letras e palavras. A leitura deve trazer uma mudança - mesmo que seja de pensamento - na sua vida. Se não acrescentou nada a você, ou tava mal escrito ou sua leitura foi desatenta.

Quem escreve tem algo a dizer. E é sobre livros de que eu vou falar aqui com você. Sites, informações sobre o assunto e também dicas de livros que já li. A dica de hoje foi essa! Descubra do que gostas ou qual louco você é, e mergulhe nesse mundo!!

5 comentários:

  1. Eu sou o número 1: "a que compra livro pela capa", fazer o quê?

    Mari e suas dicas ^^ mal posso esperar.
    Beeeeijo.

    ResponderExcluir
  2. aaai, eu tambem sou a louca numero 1. alias, o nosso amor por eles é notado pelo simples fato da gente querer comprar e ate mesmo comprar, mesmo sabendo que temos outras milhoes de coisas da faculdade pra ler :X
    beijoo

    ResponderExcluir
  3. Sou o número 1 tbm!!! muito bom!
    e agora? quem vai falar sobre a cidade??
    oO

    HADUASDHASUDAS

    ResponderExcluir
  4. Ahh, parabéns pela postagem, Mari! =)
    Classificar os tipos de loucos-leitores foi bem bacana.

    Tento a impressão de estar entre ''os loucos por leitura''. Qualquer ideia inteligente, de bom gosto e instigante me prende. Daí vai de outdoor de refrigerante à livro de psicanálise.

    Realmente, o simples fato de dedicar tempo à leitura já é um bom caminho.

    Ahh, mal posso esperar² suas dicas, também.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. kkkkkkkkk... isso mesmo quando se quer ler qualquer coisas serve ate anúncio de supermercado e etiqueta de roupa.

    ResponderExcluir