domingo, 19 de abril de 2009

Literatura


Leite Derramado

(Ha duas versoes para a capa: laranja e branco)

Em seu novo e esperado romance "Leite Derramado" (Companhia das Letras, 2009), o cantor, compositor e escritor carioca Chico Buarque atinge o ponto alto de sua produção literária.
Munido de prosa elegante, fluente e divertida, ele narra a saga dos Assumpção, família de elite liderada pelo moribundo Eulálio Montenegro d'Assumpção. De seu leito de morte, em meio a delírios e devaneios, o protagonista relembra sua vida. O ponto central é seu amor possessivo e egoísta pela mulata Matilde, uma garota incrivelmente desejável com quem Eulálio se casa e vive uma relação corroída pelo ciúme.
Paralelamente, Eulálio narra a saga de sua família, uma sucessão de calhordas que desembarca no Brasil nos tempos da corte portuguesa e atravessa as décadas comandando negócios escusos, fazendo quase tudo fora da lei e exibindo truculência para levar vantagem em tudo. "Chico cutuca e devassa com olhar cortante as mazelas da vida brasileira: a desigualdade obscena; a promiscuidade público-privada; a subserviência colonizada; o preconceito velado pela cordialidade", aponta o cientista social Eduardo Gianetti em resenha do livro publicada na Folha de S.Paulo.
O cenário da trama é o Rio de Janeiro e o enredo dá vida a objetos e lugares que habitam as lembranças do autor, como vitrolas, colégios para moças, ritmos de época e o futebol.
"Leite Derramado" é o quarto romance de Chico Buarque. Os outros três são "Estorvo" (1991), "Benjamim" (1995), e "Budapeste" (2003).
* O autor lançará durante o Festival Literário Internacional de Paraty esse ano, que acontecerá entre os dias 01/07 a 05/07

Um comentário:

  1. Aprovado o novo design do Rascunhos, meninas! Gostei da indicação do Livro também.

    Excelente semana a todas...

    Ah, blog em novo endereço: www.versoprosaecia.blogspot.com

    Espero pela sua visita!

    Beijos.

    ResponderExcluir