segunda-feira, 27 de abril de 2009

Educação


Resolvemos organizar o nosso blog de uma maneira diferente, pra dar um movimento... Decidimos, então, que cada uma vai ficar responsável por um assunto, em determinado dia da semana. Um pouco de politicagem, de assuntos relacionados a cidades, de cultura e de informação sobre nomes regionais conhecidos (ou não) não faz mal a ninguém, muito pelo contrário!!


Além desses, não poderia faltar um pelo qual sou apaixonada: EDUCAÇÃO. "nooooossa, que chato, ela vai ficar falando sobre escola e coisas assim :X ". Então, meu campo de visão relacionado a este assunto perpassa o sentido de escola (mas é claaaro que tambem irei falar sobre). Educação, por mais romântico que pareça, é a troca de saberes, é o estar disposto a ensinar e o querer aprender. É ser humilde para aceitar falhas, aceitar defeitos e entender que o homem não é um ilha, não cresce e não vive sozinho. É compreender que, se quisermos mudança, esta tem que ser da base... Educação tem antes que ser vista como vivência e não como um conjunto de regras impostas. Podem dizer que sou sonhadora, utópica ou boba, mas prefiro ser tudo isso a ser hipócrita, pessimista, calculista. Acredito que, tudo parte da educação que recebemos e esta vem de todos os lugares, a todos os momentos. Escola, faculdade, casa, trabalho, praça, rua, meios de comunicaçao... está em tudo, em tudo!


Para fechar o pensamento, nao vejo melhor forma senão usar o trecho da música do LULU (para os íntimos): através da educação, "eu vejo a vida melhor no futuro, eu vejo isso por cima de um muro de hipocrisia, que insiste em nos rodear. Eu vejo um novo começo de era, de gente fina elegante e sincera, com habilidades, pra dizer mais sim do que não." Eu, sonhadora, utópica, boba e otimista, realmente vejo isso.

segunda-feira, 20 de abril de 2009


O poeira manaura shopping inaugurou - tudo bem, tô meio atrasada na noticia. Esse "grande evento" aconteceu há algumas semanas, mas apenas sexta tive a oportunidade de ir lá. Abrindo um parênteses: "grande evento"?? sim!! a inauguraçao do shopping é um grande evento, ou melhor, a inauguraçao de uma ponte, de uma praça... afinal, na "MANAUS cidade grande costume de interior", cada construçao é um flash.

Fecho o parentêses e me direciono para onde quero chegar. Hum, bem...o shopping, apesar da poeira, tá lindo. Loja de roupa, sapato, bolsa, eletronicos... O que mais??? Hum, restaurantes. Que mais?sinto que tô esquecendo de alguma coisa. Ah, cinema?? nao, ainda nao tem. péra!

(...)(...)(...)(...)(...)(...)(...)(...)(...)(...)(...)(...)(...)(...)(...)(...)(...)(...)(...)(...)

aaaaaaaaaaaaaa, como poderia esquecer?! SARAIVA. CHeguei onde queria. Brincadeiras à parte, a saraiva foi a loja mais comentada: "voce ja viu a Saraiva?"; "ela tá linda, é enorme "; " tem tuuudo lá". O resto do shopping? Talvez seja resto mesmo!

Daí me pergunto... SErá que o fato de comentarem tanto sobre a Saraiva significa que o interesse cultural dos manauenses está aumentando? Musica, leitura realmente os fascina mais que os outros produtos, que os outros serviços? Espero que sim!! Eu realmente espero que aquele belo e cult espaço motive a leitura do nosso povooo.
Loja de bolsa, roupa, sapato?? Nao. Na Saraiva voce se veste cultural/intelectualmente... let's enjoy it!

domingo, 19 de abril de 2009

Literatura


Leite Derramado

(Ha duas versoes para a capa: laranja e branco)

Em seu novo e esperado romance "Leite Derramado" (Companhia das Letras, 2009), o cantor, compositor e escritor carioca Chico Buarque atinge o ponto alto de sua produção literária.
Munido de prosa elegante, fluente e divertida, ele narra a saga dos Assumpção, família de elite liderada pelo moribundo Eulálio Montenegro d'Assumpção. De seu leito de morte, em meio a delírios e devaneios, o protagonista relembra sua vida. O ponto central é seu amor possessivo e egoísta pela mulata Matilde, uma garota incrivelmente desejável com quem Eulálio se casa e vive uma relação corroída pelo ciúme.
Paralelamente, Eulálio narra a saga de sua família, uma sucessão de calhordas que desembarca no Brasil nos tempos da corte portuguesa e atravessa as décadas comandando negócios escusos, fazendo quase tudo fora da lei e exibindo truculência para levar vantagem em tudo. "Chico cutuca e devassa com olhar cortante as mazelas da vida brasileira: a desigualdade obscena; a promiscuidade público-privada; a subserviência colonizada; o preconceito velado pela cordialidade", aponta o cientista social Eduardo Gianetti em resenha do livro publicada na Folha de S.Paulo.
O cenário da trama é o Rio de Janeiro e o enredo dá vida a objetos e lugares que habitam as lembranças do autor, como vitrolas, colégios para moças, ritmos de época e o futebol.
"Leite Derramado" é o quarto romance de Chico Buarque. Os outros três são "Estorvo" (1991), "Benjamim" (1995), e "Budapeste" (2003).
* O autor lançará durante o Festival Literário Internacional de Paraty esse ano, que acontecerá entre os dias 01/07 a 05/07

segunda-feira, 6 de abril de 2009

Política

"Esse é O cara"



Foi a expressão dita pelo cara mais amado do mundo para o cara mais criticado do mundo. Não pensava em postar aqui nada sobre o Lula, até porque é uma questão muito pessoal e delicada. Mas todo mundo sabe que eu sou Lulista, desde quando minha mãe me carregava na barriga e ia pras reuniões de militança do PT.

Esse é O cara, porque não desistiu do sonho dele. Imagina quantas pessoas disseram que seria ridiculo pensar em ser presidente, que ele devia se contentar com o que tinha e dar graças a Deus por não está mais passando fome no nordeste. Quantas pessoas dizem que você sonha demais, que o mundo não é cor-de-rosa e que as oportunidades não caem do céu... E olha que você nao passa pela metade dessas dificuldades.

Colocaram ele do lado da rainha, é é é aquela cujo nome da mãe está nos nossos livros de história. A fresca rainha. A que não gosta de intimidade. Botaram SENTADA ao lado de quem nao sabia falar um "oi" pra ela direito, e ela nao mandou tirar ele de lá.

Como disse Luís Fernando Verissimo na sua coluna do "O Globo" e gentilmente surrupiada pro nosso "A Crítica", onde tava mesmo o Obama e Sarkozy na foto? lá atrás? O chefes de Estado dos que se julgam os melhores dos melhores?

O Brasil é muito criticado sim. Não só lá fora, mas principalmente aqui dentro. É tão raro ouvir que se ama o país enquanto não tá passando algum jogo da seleção na tv que desconfio que metade daqueles amistosos são pra lembrar as pessoas a que nação pertencem.

O PT mostrou que tava longe de ser o partido perfeito, de não ter defeitos e caixa dois. Mostrou que a corrupção ataca até mesmo os que passaram anos lutando contra ela. Descobrimos que cabem muitas notas em cuecas e que carecas não tem papas na língua nem vergonha na cara. No entanto... alguém lembra do FHC de camiseta? de boné? alguém lembra de alguem elogiá-lo de verdade? alguém lembra do Brasil em algum evento importante? Eu não.

O que eu gosto mais do Lula é a sua posição. Ele poderia ter entrado numas aulinhas de inglês intensivo, poderia andar com ponto no ouvido, poderia ter vergonha de dizer que sua mulher era faixineira. Mas alguém percebeu que ele faz pessoas prepotentes como Bush a colocaram ponto pra ouvir a tradução? Pra que falar na língua dele se ele não faz esforço pra falar na minha?

"Esse é O cara", pessoas que subjulgam o Brasil. Eu fui o primeiro presidente negro dos Estados Unidos e ele o primeiro semianalfabeto do Brasil. Se eu fizer metade do que ele fez sem saber ler direito, controlarei a crise.Tucanos que me desculpem, mas meu Ego de ser Brasileiro tá lá no alto.

como diria o nosso mais novo amigo Obama.. "Eu tenho um sonho" e ele não acaba agora.


Boa Semana.

domingo, 5 de abril de 2009

Jornalista? Só com diploma!


Vamos lutar pela exigência do diploma para jornalistas. A ética e a qualidade textual do jornalismo devem ser levadas a sério num país onde muito do que deveria primar por responsabilidade não se aplica. Não deixemos o jornalismo ser desvalorizado!
Diga SIM ao diploma!!!
Deixe seu recado de apoio no site da FENAJ (Federação Nacional dos Jornalistas)!
Faça a sua parte nessa luta!!

Deixe seu recado no site da FENAJ

quarta-feira, 1 de abril de 2009

Vamos vestir a camisa!




Para quem quer "vestir a camisa" da profissão de jornalista, o site zazzle traz várias idéias divertidas. Além do tamanho, você pode escolher outras cores e tipos de blusa. Vale a pena conferir!!
Neste momento decisivo para a história do jornalismo(julgamento do STF), fica a dica do primeiro passo: vestir a camisa e ir à luta pelos direitos dos jornalistas!

Fonte do site zazzle:
TiagoDória